quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

http://paidogral.blogspot.com/2007/10/assin-nasceu-so-jos-do-buriti.html

Um comentário:

  1. A Origem de São José do Buriti
    Assim nasceu são José do Buriti...
    Os primeiros povoadores do Bagre têm origem nos índios Guainás, distribuídos nos grupos indígenas coroados e arrepiados, que habitavam o cerrado, compreendido entre o rio das Velhas e o Rio São Francisco. Nômades e arredios, sempre fugiam do homem civilizado, não deixando por isso marcas fortes de sua presença na região.
    A presença humana que realmente povoou o Bagre é representada pelas pessoas desligadas da Bandeira de Fernão Dias Paes Leme, bandeirante paulista que por aqui passou à procura de prata e de esmeraldas. Após a desavença com seu filho José Dias, a quem mandou enforcar, fugiu da região, aqui deixando seu genro Manoel de Borba gato, cuja descendência fez parte do efetivo humano do Bagre.
    Tempos depois surgiram as sesmarias distribuídas pelo governo português, cujos sesmeiros consolidam o povoamento regional bem como do Arraial do Bagre.
    Dentre os sesmeiros são conhecidos:
    Antônio de barros que recebeu a sesmaria da Barra do Peraopeba: Cosme Soares da Costa (sesmaria do Mangabal, ponto de parada de tropeiros a qual pertencia o hoje vilarejo SÃO JOSÉ DO BURITI); Manoel de Azevedo – sesmaria da jacobina; Pedro Alves Campos - sesmaria do Morro da cabeça; André de Morais – sesmaria da beira do Bagre e Rio do Peixe.
    Em 1762, o Padre Felix Ferreira da Rocha que era Vigário Coadjutor da Freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso e Almas da barra do Rio das Velhas e são Francisco (Barra do Guaicui), adquiriram a sesmaria da beira do Bagre e rio do peixe, passado a residir na região. Devoto de Nossa Senhora da Piedade doou meia légua de terras par construção de uma capela para a padroeira, em Escritura Pública de 19/04/1762.
    A capela foi construída sobre os escombros de uma capela rústica, erguida pelo bandeirante Borba Gato, em 1703.
    A parti desta capela, formou-se o Arraial do Bagre, foi a partir da construção da Capela que surgiu a nossa história. È de longa data a fé religiosa de nosso povo e venerar a Nossa Senhora.
    Em 1842, criou-se o Distrito de piedade do Bagre. O Distrito de Piedade do Bagre foi emancipado em 1949 e recebeu o nome de Felixlândia em homenagem ao Padre Felix.
    Por Fernando Coutinho.

    ResponderExcluir